quarta-feira, 27 de julho de 2011

Jesus e os Doutores

Jesus e os Doutores

"Ora, certa mulher, que havia doze anos padecia de uma hemorragia, e que tinha sofrido bastante às mãos de muitos médicos, e despendido tudo quanto possuía sem nada aproveitar, antes indo a pior,
tendo ouvido falar a respeito de Jesus, veio por detrás, entre a multidão, e tocou-lhe o manto;porque dizia: Se tão-somente tocar-lhe as vestes, ficaria curada. E imediatamente cessou a sua hemorragia; e sentiu no corpo estar já curada do seu mal. E logo Jesus, percebendo em si mesmo que saíra dele poder, virou-se no meio da multidão e perguntou: Quem me tocou as vestes? Responderam-lhe os seus discípulos: Vês que a multidão te aperta, e perguntas: Quem me tocou? Mas ele olhava em redor para ver a que isto fizera. Então a mulher, atemorizada e trêmula, cônscia do que nela se havia operado, veio e prostrou-se diante dele, e declarou-lhe toda a verdade. Disse-lhe ele: Filha, a tua fé te salvou; vai-te em paz, e fica livre desse teu mal” (Marcos 5:25-34).

Podemos ser gratos a Deus por nos ter dado doutores. A vocação deles é uma das mais nobres porque um grande número deles procuram verdadeiramente fazer, com amor e compaixão, tudo que eles sejam capazes para aliviar os males e sofrimentos que afligem a humanidade como resultado do pecado. Há até alguns que são zelosos servos de Jesus Cristo, e que procuram também o bem da alma de seus pacientes. No entanto, é o Próprio Jesus que é sempre o principal, o melhor, o maior Médico.

Jesus cura doenças que os médicos terrestres não podem curar, porque o Pai LHE deu este poder quando Ele O carregou com a obra de nossa redenção. Jesus, tomando sob Si nosso corpo humano, libertou-o do domínio do pecado e de Satanás; Ele fez de nossos corpos templos do Espírito Santo e membros de Seu próprio corpo (1 Coríntios 6:15,19), e até em nossos dias, quantos dos casos que têm sido determinados pelos doutores como incuráveis - quantos casos de tuberculose, de gangrena, de paralisia, de edema, de cegueira e de surdez - têm sido curados por Ele! Não é surpreendente então que um tão pequeno número de doentes se achegue a Ele?

O método de Jesus é totalmente diferente do que aquele dos médicos terrestres. Eles procuram servir a Deus fazendo uso de remédios que são encontrados no mundo natural, e Deus faz uso desses remédios de acordo com a lei natural, de acordo com as propriedades naturais de cada um, enquanto a cura que procede de Jesus é de uma ordem totalmente diferente; é pelo poder divino, o poder do Espírito Santo, que Jesus cura. Então, a diferença entre estes dois métodos de cura é absolutamente significante. Para que possamos entender melhor, tomemos um exemplo; aqui está um médico que é um descrente, mas extremamente hábil em sua profissão; muitas pessoas doentes devem sua cura a ele. Deus dá estes resultados pelos meios de remédios prescritos, e os médicos têm conhecimento deles. Aqui está outro médico que é um crente, e que ora pela benção de Deus nos remédios que ele utiliza. Neste caso, um grande número de pessoas são curadas também, mas nem neste caso e nem no outro a cura foi trazida com alguma benção espiritual. Eles estavam preocupados, até mesmo acreditando entre eles, com os remédios que eles usam, muito mais do que com o que o Senhor poderia fazer com eles, e em tal caso a sua cura será mais prejudicial do que benéfica. Pelo contrário, quando é em Jesus somente que a pessoa doente se apóia para a cura, ele aprende a não contar muito com remédios, mas em colocar a si mesmo em direta relação com Seu amor e Sua onipotência. A fim de obter tal cura, ele deve começar confessando e renunciando seus pecados, e exercendo uma viva fé. Então a cura virá diretamente do Senhor, que toma posse do corpo doente, e isto então se torna uma benção para a alma tanto como para o corpo.

Mas, não é Deus quem dá os remédios ao homem? É perguntado. O poder deles não vem dEle? Sem dúvida; mas por outro lado, não foi Deus quem nos deu Seu Filho com todo o poder para curar? Nós seguiremos o caminho da lei natural com aqueles que ainda não conhecem Cristo, e também com aqueles de Seus filhos cuja fé é ainda tão fraca para entregarem-se a Sua onipotência; ou antes escolheremos o caminho da fé, recebendo cura do Senhor e do Espírito Santo, vendo nisto o resultado e a prova de nossa redenção?

A cura que é operada pelo nosso Senhor traz com ela maior benção real do que a cura que é obtida através de médicos. A cura tem sido mais uma desgraça para muitas pessoas do que uma benção. Em uma cama de doenças, sérios pensamentos tomam posse, mas no tempo de sua cura quão freqüentemente tem o homem doente sido encontrado novamente longe do Senhor! Não é assim quando é Jesus que cura. A cura é concedida depois da confissão de pecado; portanto, ela traz o sofredor para mais perto de Jesus, e estabelece um novo elo entre ele e o Senhor, faz-lhe experimentar Seu amor e poder, começa dentro dele uma nova vida de fé e santidade. Quando a mulher tocou a orla do vestido de Cristo, ela sentiu que tinha sido curada, ela aprendeu algo do significado daquele divino amor. Ela foi embora com as palavras: "Filha, a tua fé te salvou; vai-te em paz" (Marcos 5:34).

Oh, tu que estás sofrendo de alguma enfermidade, saiba que Jesus, o soberano Médico, ainda está em nosso meio. Ele está perto de nós, e Ele está dando novamente para Sua Igreja provas manifestadoras de Sua presença. Você está pronto para separar-se do mundo, para entregar a si mesmo para Ele com fé e confidência? Então, não temas, lembra-te que a cura divina é uma parte da vida da fé. Se ninguém ao seu redor pode te ajudar em oração, se nenhum presbítero está perto para orar a oração da fé, não temas de ir você mesmo ao Senhor no silêncio da solidão, como a mulher que tocou a orla de Seu vestido. Entregue a Ele os cuidados de seu corpo. Chegue-se quieto diante dEle e como aquela pobre mulher diga: eu quero ser curado. Talvez possa demorar algum tempo para se quebrarem as correntes de sua incredulidade, mas certamente ninguém que espera nEle será envergonhado. "Não seja envergonhado nenhum dos que em ti esperam" (Salmos 25:3).

Nenhum comentário: