quinta-feira, 1 de setembro de 2011

CARÁTER CRISTÃO

CARÁTER CRISTÃO
CARÁTER CRISTÃO ( I) Quando se fala em caráter, logo surge a pergunta: o que é caráter? A WIKIPEDIA define caráter assim: “O caráter em psicologia é o termo que designa o aspecto da personalidade responsável pela forma habitual e cunho especial que distingue as coisas entre si; modo resoluto, firmeza; conjunto de sentimentos e de modos de proceder; feitio; tipo de imprensa; conjunto de qualidades que dão a personalidade própria ao vinho permitindo distinguí-lo de outros. Estrutura típica do indivíduo, sua maneira estereotipada de agir e reagir”. Daí percebe-se que caráter tem haver com a vida toda de uma pessoa, especialmente a sua maneira de agir e reagir. O caráter é a própria pessoa, sua identidade, sua personalidade, sua maneira de ser e de se dar a conhecer as pessoas. Ele está intimamente ligado com os hábitos de uma pessoa. Na realidade nós somos o que nós fazemos. As pessoas nos conhecem por aquilo que nós fazemos. O cristão precisa ter um caráter diferente, pois ele é uma nova criatura, transformada por Jesus Cristo. A bíblia chama isso de nova vida com e em Cristo. Ela diz que as coisas antigas passaram e tudo se fez novo. (II Coríntios 5.17 e Apocalipse 21.5). O Apóstolo Paulo chega a falar e recomendar aos cristãos que se revistam do novo homem ((Efésios 4.24 e Colossenses 3.10). Este revestir possui a conotação de uma pessoa transformada pelo Senhor. Um dos principais exemplos da Palavra sobre um caráter transformado é de Saulo/Paulo. Ele era um perseguidor dos cristãos, homem violento, matador. Após seu encontro com Jesus na estrada de Damasco, seu caráter foi transformado. Ele se tornou uma pessoa mansa, cheia do Espírito Santo, foi batizado e se tornou um pregador fervoroso do evangelho. Até as suas amizades mudaram. Agora ele estava no meio dos cristãos, frequentando as sinagogas e se relacionando com aqueles que serviam ao Senhor. Esta história empolgante de uma mudança de caráter, de personalidade está em Atos 09. Vale a pena conferir. Deixemos Deus mudar nosso caráter e aperfeiçoá-lo a cada dia. Que só o Senhor possa interferir em nossas vidas, transformando-as e aperfeiçoando-as de forma que a sua luz brilhe através de nossa maneira de ser, de agir e reagir. CARÁTER CRISTÃO TRANSFORMADO(II) Em Romanos 02. 1-2, o Apóstolo Paulo fala sobre a nova vida em Cristo. Ele pontua várias questões que sinalizam esta nova vida, afirmando que a mente do cristão deve ser renovada: “renovação da vossa mente”. Esta renovação da mente é a própria transformação do caráter cristão. É lógico que esta transformação é operada pelo Espírito de Deus. O nosso Deus tem prazer em transformar vidas, mudar comportamentos e restaurar o ser humano. Quantos personagens bíblicos foram trabalhados por Deus, foram literalmente transformados em seu caráter. Deixemos Deus operar esta mudança, pois quando isso ocorre a nossa vida ficará mais limpa e refletirá a luz de Cristo.

A transformação do caráter não acontece da noite para o dia, salvo exceções. Esse é um processo chamado de santificação. A santificação começa na conversão, se processa durante toda a vida e se completará na eternidade com Cristo. Esta renovação é um ato contínuo, que precisa ser experimentado a cada dia. A cada dia Deus trabalha em nossa vida.

A transformação do caráter não acontece sem dor. Mudar de caráter vai trazer dores na própria carne e de forma sentimental. Por exemplo, uma pessoa que deixa o vício, com certeza sofrerá as dores da abstinência. Esta é uma dor passageira e suportável. É uma dor benéfica, pois os seus resultados serão os melhores. Paulo disse que esmurrava seu corpo para fazer a vontade de Deus. Interpretando Ralph Waldo Emersom, podemos dizer: “Das dores de nosso desespero construímos nosso caráter”.

A transformação do caráter exige esforço. É preciso lutar para ter um caráter transformado. A nova vida em Cristo exige mudanças radicais, abandono de maus hábitos e a libertação das influências pecaminosas. A vida cristã é comparada na Palavra com a vida de um atleta, de um soldado e de um lavrador. Todos esses precisam lutar muito para alcançar vitórias.

A transformação do caráter acontece adotando-se bons hábitos. Nós somos o que fazemos. Disse Theodore Roosevelt: “Eu não me importo com o que os outros pensam sobre o que eu faço, mas eu me importo muito com o que eu penso sobre o que eu faço. Isso é caráter”. Precisamos mudar de hábitos a cada dia, mesmo que isso seja doloroso. Esta mudança passa por novas atitudes na área da oração, adoração, leitura da Palavra, evangelização, discipulado, relacionamentos, amizades, vida familiar, vida financeira, etc.

Que Deus opere em nós a transformação diária de nosso caráter cristão, sendo este é o verdadeiro aperfeiçoamento. Abramos-nos para Ele operar em nós mesmo que existam dores e dependa de muito esforço, Comprovemos esta transformação através de novos hábitos. Deus nos ajude. Rev. Anderson Sathler

Nenhum comentário: