sexta-feira, 16 de setembro de 2011

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

2011/2012

SÉRIE

VIDA NOVA

IGREJA BATISTA NACIONAL NOVA VIDA

Lição nº. 01

O NOVO NASCIMENTO

João 3:1-16.

INTRODUÇÃO: Com esta Lição estaremos iniciando uma série de estudos sobre a vida com Deus. Nada melhor pra se falar da vida do que começar com o nascimento. O nascimento é o início de todas as outras etapas que virão no futuro. O homem nasce, cresce se realiza e após vem a morte.

Nicodemos que era um farizeu, Mestre da Lei e membro do sinédrio (João 7:50-52; 3:1,10), procurou Jesus, indagando-O sobre Sua pessoa. Jesus vai direto ao assunto: “se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus” (João 3:3).

I – O QUE É NASCER DE NOVO?

Primeiro – Existem muitas falsas doutrinas que ensinam sobre a idéia da “reencarnação”. Uma das principais e bem conhecida é o espiritismo. A idéia se baseia no fato de que o homem é mau e pecador, ele precisa se redimir e para isto deve pagar pelos seus próprios atos. Aquele que nesta vida gozou de grandezas, riqueza e praticou o mal, após sua morte, em determinado tempo retornara (“reencarnando”), nascendo pobre e doente. Assim, sofrendo estará pagando pelos próprios pecados, se purificando e evoluindo gradativamente até se tornar um “espírito de luz” (II Coríntios 11:14).

Segundo – A doutrina bíblica é: “E assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez e, depois disto o juízo” (Hebreus 9:27). A morte física é uma conseqüência do pecado e a universalidade da morte prova a universalidade do pecado (Gênesis 2:17; Romanos 5:12; 6:23).

O ensinamento da Bíblia é enfático: “... aos homens está ordenado morrerem uma só vez”. Da morte não se volta (Jô 10:21; II Samuel 12:23; Lucas 16:30,31).

A doutrina da “reencarnação” é satânica. Sua inspiração vem do próprio Satanás. Se o homem mediante uma suposta reencarnação pode sofrer, pagar os próprios pecados e se purificar de seus erros, então eu quero saber: Qual foi a razão do sofrimento de Jesus na cruz? Ora, se o homem pode salvar-se a si mesmo através dos sofrimentos ou de justiça própria, então: “Segue-se que morreu Cristo em vão” (Gálatas 2:21).

Terceiro – O novo nascimento é a regeneração – Gerar de novo, restaurar, restabelecer o que estava destruído.

No pecado o homem morreu para Deus, isto é, houve uma separação. O homem ficou de costas para Deus. Este desligar-se de Deus é chamado de morte espiritual. O homem se tornou um ser carnal e morto espiritualmente (Romanos 3:23; Gênesis 2:17; Mateus 8:22; Efesios 2:1; Colossenses 2:13; I João 3:14 e Apocalipse 3:1).

II – “... IMPÓRTA-VOS NASCER DE NOVO”

Primeiro – A necessidade do novo nascimento brota da incapacidade do homem natural de ver ou entrar no Reino de Deus. Por mais dotado, moral, “bom” ou religiosamente que seja, o homem natural é absolutamente cego à verdade espiritual (I Corintios 2:14) e impotente para entrar no Reino de Deus, pois ele não consegue obedecer, entender e agradar a Deus (João 3:5,6; Salmo 51:5; Jeremias 17:9; Marcos 7:21-23; I Corintios 2:14; Romanos 8:7,8; Efesios 2:3).

Segundo – O novo nascimento não é uma reforma da velha natureza (Romanos 6:6; Efesio 4:22; Colossenses 3:8-11), mas um ato criativo do Espírito Santo ( João 3:5; 1:12,13; II Corintios 5:17; Efesios 2:10; 4:24).

Terceiro – A condição do novo nascimento é a fé em Cristo Jesus (João 3:14,15; Gálatas 3:24).

Através do novo nascimento o crente se torna um filho de Deus, membro de sua família (Romanos 8:14-17; Gálatas 4:1-7; 3:26; I João 3:1,2; Efésios 2:13-22; 3:14,15) e um participante da natureza divina, a vida do próprio Jesus (Gálatas 2:20; Efesios 2:10; 4:24; Colosenses 1:27; II Pedro 1:4; I João 5:10-12; II Corintios 1:3-7).

CONCLUSÃO: “O que é nascido da carne, é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te admires de Eu te dizer: importa-vos nascer de novo” (João 3:6,7). Estas são palavras do Senhor Jesus. Ele nos dá a esperança de vida eterna. “Ele vos deu vida, estando vós morto nos vossos delitos e pecados” (Efesios 2:1,4 e 5).

O novo nascimento nada mais é do que sair do estado de morte no pecado, renascendo espiritualmente para Deus. É receber a vida de Deus, que é a vida eterna. “Ele vos deu vida estando vos morto nos vossos pecados”.

“Porque a Lei do Espírito da vida em Cristo Jesus te livr0u da Lei do pecado e da morte” (Romanos 8:2).

Lição nº 02

VIDA NOVA

“E assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura: as cousas antigas já passaram; eis que se fizeram novas!” (I I Coríntios 5:17).

INTRODUÇAO; Quando se fala em novo, vem logo a idéia de beleza. Alguma coisa boa e bonita em contraste com o velho desgastado. A Palavra de Deus nos ensina que nEle, nos renovamos, deixando o passado de desgaste pelo pecado e recebendo vida nova com a beleza de Cristo estampada em nós Romanos 8:29).

O homem foi criado “à imagem de Deus” (Gênesis 1:26). Com o pecado ele perdeu esta glória. O desejo de Deus é que o homem se converta, seja salvo e que seja nele restaurada esta imagem gloriosa (II Pedro 3:9; I Timóteo 2:4; I Coríntios 15:48,49; II Coríntios 3:18; I João 3:2).

Esta “nova criatura”, que agora somos, foi “criada em Cristo Jesus para boas obras” (Efésios 2:10). Isto é, para manifestar a glória de Deus ao mundo.

I – COMO PEDEMOS NOS TORNAR EM NOVAS CRIATURAS?

Veja que Nicodemos em João 3:4, fez esta indagação: “... como pode um homem nascer, sendo velho? Pode porventura, voltar ao ventre materno e nascer segunda vez?

Esta nova vida é o resultado de um milagre. Isto ocorre quando um pecador morto no pecado ouve a pregação do Evangelho (boa nova de salvação) e se converte. Ele nasce de novo. Seus pecados, que o separavam de Deus, são apagados. Ele recebe a vida de Deus em si, tornando assim, uma nova criatura (Marcos 16:15,16; João 5:24; Atos 3:19; I João 5:11,12; Romanos 6:22; Colossenses 3:10; Romanos 6:4).

II – TUDO SE TORNA NOVO

Este novo homem renascido foi criado em Cristo Jesus (Efésios 2:10).

Ele agora tem:

A – Uma vida nova (João 5:24;10:10; Gálatas 2:20; Efésios 2:1; I João 3:14; 5:11,12; Tito 1:2).

b – Nova família e novos irmãos ( Gálatas 6:10; Efésios 2:10; I Pedro 5:9; Atos 11:29;15:23; I Coríntios 1:10; Tiago 4:11).

c – Nova esperança (Colossenses 1:27; Salmo 39:7; Provérbios 14:32; Romanos 8:24; II Tessalonicenses 2:16; I Timóteo 4:10,11; Tito 3:3-7; I Pedro 1:3; Hebreus 10:23).

d – Nova aliança com Deus (Isaias 55:3; Lucas 22:20; Hebreus 12:22-24).

E – Novo Mandamento ( I João 2:8; João 13:34).

f – Novo céu ( II Pedro 3:13; Apocalipse 21:1-7).

CONCLUSÃO: “Tendo, pois, o amados, tais promessas, purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne, como do espírito, aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus” ( II Coríntios 7:1).

Andando em um novo caminho (Hebreus 10:20). Não esquecendo que temos um novo nome (Apocalipse 2:17).

Confessando e confiando na esperança da vida eterna (Tito 1:2; I Timóteo 6:11-16).

Lição nº. 03

VIDA ASSUMIDA - Lucas 19:1-10 (8)

INTRODUÇÃO: Após nascer de novo e receber uma nova vida precisamos assumir esta nova identidade. Todo recém-nascido é registrado em cartório, assim, ele é reconhecido como um cidadão, tendo uma nacionalidade. Quando um pecador se converte ele nasce de novo, seus pecados são apagados. Seu nome é registraodo no “cartório” de Deus. Ele se torna um cidadão do céu (Filipenses 43; Apocalipse 3:5; 13:8;21:27).

Quem recebe esta nova vida precisa assumí-la, tomar posse e abraçá-la.

Assumir: Do Latim Assumire, que é: Tomar sobre si ou para si, assumir as responsabilidades dos seus atos; assumir a responsabilidade de ficar responsável por qualquer ato; pôr-se em pé.

I – UM ACONTECIMENTO NA VIDA DE ZAQUEU

Ora, como pecador, ele era um homem comum como qualquer outro. Vivia seu dia a dia. Como publicano (cobrador de impostos do Império Romano), era odiado por muitos, a população sofria com o peso dos impostos que lhe era imposto, tendo ou não como pagá-lo. Apesar da posição social, sucesso e riqueza Zaqueu era um homem frustrado e sem paz. Cansado da vida que levava, no pecado, ele se interessa por Cristo, e curiosamente deseja vê-Lo (Lucas 19:2,3). Esta sua atitude foi o passo mais importante de sua carreira. Mesmo havendo uma multidão de problemas que o impedia ele decidiu pagar qualquer preço, não importava as condições:

Primeiro – Correu e subiu numa árvore (19:4). Esta decisão não é a mais sábia e correta, para ele, porém, foi a melhor maneira encontrada.

Segundo – Na árvore não era o lugar certo, teve de descer e, descer depressa (19:5,6). A decisão correta é aquela indicada pela Palavra de Deus, quem indica o caminho é Jesus (João 14:6), Zaqueu queria ver quem era Jesus, procurando alcança-lo pela sua própria escolha. Jesus não aceitou: “Zaqueu desse depressa”. O homem não pode estar acima do Senhor, para receber Jesus, é preciso se humilhar aos seus pés.

II – ZAQUEU ASSUME DIANTE DE TODOS

Algo glorioso acontece na vida daquele homem, na família, naquele lar. Zaqueu assumiu a nova vida em Cristo. Ele se converteu, tomou a decisão de viver a verdadeira vida cristã.

Primeiro - Ele se levantou:

a- Ele falou com o Senhor (orou);

b - Resolve dar a metade dos bens aos pobres (verdadeira conversão e amor ao próximo)

c- Restitui (devolve) quatro vezes mais a quem roubou.

Segundo - Recebe o perdão, a salvação para ele e sua família, pois, para isto é que Jesus veio,

salvar os perdidos (19:8-10).

III – VIDA ASSUMIDA

Vida assumida é justamente o que aconteceu com Zaqueu. Ao encontrar-se com Jesus, ao recebê-lo em sua casa, sua vida foi completamente transformada.

Outros exemplos na Bíblia: Daniel e seus amigos. A Bíblia diz: “Resolveu Daniel firmemente não contaminar-se com as finas iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; então pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não contaminar-se” (Daniel 1:8,11-20; 3:14-18,22-25). Levi (Mateus), o publicano (Lucas 5:27,28); outros discípulos (Mateus 4:18-22).

O Senhor Jesus nos chama com amor (Mateus 11:28-30; João 3:16; Romanos 5:8), porém nos ensina um caminho decisivo:

a – Assumir a posição de filhos de Deus (Filipenses 2:12-16);

b – Colocar o ombro debaixo da cruz, não se apartando dela por nenhum motivo (Mateus 16:24; 10:38);

c – Negar a própria vontade (Lucas 9:23-26; Mateus 16:24).

CONCLUSÃO: Assumir é, portanto tomar uma atitude responsável como servo de Deus, com a sua obra, com os irmãos e com a evangelização dos pecadores; sendo testemunha fiel de Cristo e não sendo motivo de escândalo e tropeço (Romanos 16:17; II Coríntios 6:3); Isaias 57:14; Romanos 14:13; I Coríntios 10:32). Andando como filhos da luz (Efésios 5:5-14; I João 1:7, Mateus 5:16).

Lição nº. 04

VIDA ABUNDANTE - João 10:8-11

INTRODUÇÃO: “Finalmente, irmãos, nós vos rogamos e exortamos no Senhor Jesus que, como de nós recebestes, quanto à maneira por que deveis viver e agradar a Deus, e efetivamente estais fazendo, continue, progredindo (abundância) cada vez mais”(I Tessalonicenses 4:1). Escrevendo aos irmãos da igreja de Tessalônica, o apostolo Paulo os exorta a continuar progredindo no Senhor, continuar avantes, caminhando para frente cada vez mais.

Esta é a vida que a Bíblia nos apresenta. “Ora, como recebestes a Cristo Jesus, o Senhor, assim andai nele, nele radicados e edificados, e confirmados na fé, tal como fostes instruídos, crescendo (abundando) em ações de graça” (Colossenses 2:6,7).

I – VIDA ABUNDANTE

Encontramos na Bíblia cerca de 120 vezes o vocábulo abundante. Para esta finalidade é que Jesus veio. São palavras dele: “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (João 10:10).

O propósito de Cristo em contraste com o ladrão, que tira, é dar e dar com abundância. A frase relembra a superabundância da graça divina. O propósito de Cristo é de nos proporcionar em abundância tudo que enriquece a vida. Comparar o Salmo 23:1. “O Senhor é o meu Pastor: nada

me faltará”.

Abundância significa: Grande quantidade, fartura, quantidade, opulência, riqueza, abastança, excesso, copioso, farto, numeroso, rico, fértil, fecundo e produtivo. Tudo isto que Jesus nos fala está se referindo ao nosso crescimento e maturidade espiritual. Pedro exorta: “Antes crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e salvador Jesus Cristo” (II Pedro 3:18; Oséias diz: “Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor” (Oséias 6:3). A vida abundante é uma vida de riqueza espiritual:

a – Jesus se fez pobre para que fôssemos ricos, espiritualmente falando (II Coríntios 8:9);

b – Ricos na esperança do poder do Espírito Santo (Romanos 15:13);

c – Ricos em fé (Tiago 2:5).

II – A VIDA ABUNDANTE TAMBÉM É....

A vida abundante que Jesus nos oferece é a vida cheia do Espírito Santo que Ele nos prometeu

para testemunharmos da Sua riqueza em glória (Atos 1:8; Romanos 9:22-24; II Coríntios4:7).

a – Abundar em graça (II Coríntios 4:15; Atos 4:32-34);

b – Abundar em amor (II Coríntios 8:7,8; I Tessalonicenses 3:11,12);

c – Abundar em dons espirituais (I Coríntios 14:1,12);

d – Abundar na esperânça (Romanos 15:13;12:12; Colossenses 1:27);

e – Abundar no Espírito Santo (Tito 3:5,6);

f – Abundar na obra do Senhor (I Coríntios 15:58; Mt13:12; 25:29; II Coríntios 9:7; Lc 21:4).

CONCLUSÃO: A Bíblia diz que Deus é o dono do ouro e da prata; é também dono do mundo e de tudo o que nele se contém (Ageu 2:8; Salmo 24:1). Diante da grandeza imensurável do nosso Deus, aprendamos ser abundantes no Seu Reino, na Sua obra, pois, Ele nos oferece esta vida abundante, por sermos nós a Sua “raça eleita, para proclamarmos ao mundo as Suas virtudes” (I Pedro 2:9).

Lição n° 05

VIDA DE PODER - Atos 1:8

INTRODUÇÃO; Conhecedor das fraquezas humanas o Senhor Jesus, que nos chamou para sermos Seus seguidores, Seus discípulos, nos prometeu não nos deixar só. Ele que conhece os caminhos espinhosos pelos quais o ser humano percorre desde os primórdios, pois a terra se tornou maldita (Gênesis 3:17-19), está ao nosso lado nos encorajando a prosseguir, sem desanimar (...E eis que estou convosco todos os dias...” Mateus 28:20). Podemos ver que há uma “santa preocução” de Deus para conosco, pois, Ele quer que saibamos que não estamos sozinhos em nossa jornada rumo à terra prometida. Ele com mão forte e poderosa é quem nos guia (Deuteronômio 7:8; Êxodo13:16; Salmo 136:11,12; Mateus 28:18-20; João 17:11).

I – DE VOLTA PARA O PAI

Quando Jesus orou ao Pai, em João capítulo 17, Ele disse: “...ao passo que Eu vou para junto de Ti. Pai santo, guarda-os em Teu nome, ...” (João 17:11). Jesus estava organizando preparando os Seus discípulos para continuar o Seu trabalho de levar o evangelho ao mundo. Como evangelizar é falar ao homem perdido a respeito do mundo celestial e do Reino de Deus, os discípulos precisavam do poder celestial.

Primeiro – Jesus deu um mandamento seguido de uma promessa “Ide e pregai... Eu estou

convosco” (Mateus 28:18-20).

Segundo - Jesus relembra Seus discípulos acerca de Suas palavras proferidas anteriormente: De Moisés, a lei e dos profetas. Esta era a missão deles e, para tanto, eles precisavam receber poder prometido (Lucas 24:44-49).

Terceiro - Ele ora intercedendo para que os discípulos fossem protegidos e com o poder do Espírito Santo vencessem (João 17:9,15; Atos 1:4,5,8).

II – PROMESSAS PARA UMA VIDA DE PODER

A única condição para o homem obter o verdadeiro poder é crendo e aceitando a Palavra de Deus. O Senhor Jesus foi enfático: “Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo” (Atos1:8).

Deus nos ensina o caminho e nos promete:

a – A Josué. Observa a minha Lei, faça o povo herdar a terra e ninguém poderá te resistir (Josué1:5-9)

b – Depois de experimentar muitas vezes o poder de Deus em sua vida, Davi exclama: “Pois quem é Deus senão o Senhor? E quem é rochedo senão o nosso Deus?” Salmo 18:31). Ler os versículos de 16-50.

Primeiro - Nas lutas travadas contra animais selvagens, e o Gigante Golias (I Samuel 17:34-37,46,47,49-51).

Segundo - No Vale escuro (Salmo 23:4);

c – “Eis ai vos dei autoridade para pisardes serpentes e escorpiões” (Lucas 10:19);

d – Poder para realizar grandes feitos (Marcos 16:16-18);

e – “Tudo é possível ao que crê” (Marcos 9:23).

CONCLUSÃO: Citamos aqui, apenas algumas das passagens bíblicas que nos falam do poder de Deus para as nossas vidas. O apóstolo Paulo em seus momentos de fraquezas ouviu do Senhor: “o poder se aperfeiçoa na fraqueza” (II Coríntios 12:7-10). O profeta Joel sabia que precisava ter fé em Deus para ser forte. “Diga o Fraco: Eu sou forte” (Joel 3:10). “Tudo posso naquele que me fortalece” (Filipenses 4:13).

LIÇÃO N° 06

VIDA QUE PERSEVERA

INTRODUÇÃO:

“Despedida a sinagoga, muitos dos Judeus e dos prosélitos piedosos seguiram Paulo e Barnabé, e estes, falando-lhes, os persuadiam a perseverar na graça de Deus” (Atos 13:43). Este conselho é encontrado também em Tiago 5:11. “Eis que temos por felizes os que perseveram firmes. Tendes ouvido da paciência de Jô e vistes que fim o Senhor lhe deu; porque o Senhor é cheio de terna misericórdia e compassivo”.

Em muitas passagens das escrituras podemos ver o exemplo daqueles que perseveraram diante do Senhor. Não é diferente na história da humanidade, milhares lutaram, muitas vezes com dificuldades quase sem esperanças, mas a perseverança os levaram ao “podium” da vitória. Temos vivido isto em nossas próprias vidas ao corrermos atrás dos objetivos que almejamos. Quando queremos alguma coisa lutamos por ela, isto é: perseveramos na esperança de encontrá-la.

Perseverar. Do Latim, Perseverare: Conservar-se firme e constante; persistir, prosseguir, continuar, continuar a ser ou ficar; manter-se, permanecer, conservar-se, a sua força ou ação, firmeza, etc.

I – A PERSEVERANÇA DE CALEBE

Um grande exemplo de perseverança foi Calebe. Calebe filho de Jefoné, um dos doze espias enviados para reconhecimento de Canaã, a terra prometida (Números 13:6).

Calebe foi um dos |Israelitas que saiu da terra do Egito, da escravidão para receber como herança a terra prometida. (Êxodo 3:7,8) “Terra boa que mana leite e mel”. De toda a multidão que saiu do Egito, apenas Josué e Calebe com suas famílias tiveram este privilégio. Eles perseveraram firmes em servir ao Senhor ( Josué 14:9).

II – CALEBE HOMEM DE FÉ E CORAGEM

Quando eles, os doze espias percorreram a terra de canaã, a maioria ficou amedrontada ao ver os Gigantes que ali habitavam. Esta é uma característica dos incrédulos e dos fracos na fé. Enquanto os que confiam no Senhor vêem a vitória os fracos vêem os Gigantes da derrota.

A Palavra de Deus nos fala da murmuração dos dez espias incrédulos e da fé e coragem de Calebe, mesmo correndo o risco de ser morto apedrejado pela multidão. Ora, os rebeldes incitaram o povo contra Moisés, Arão e Calebe. Eles não viram a grandeza da terra e seus gloriosos frutos.

Assim foi a jornada, como se lê em Números 13:21 – 29; 14:1-5,10. A ação de Calebe que levantando-se em nome do Senhor enfrentou os inimigos falando a verdade de Deus que havia feito a promessa. “Tão-somente não sejais rebeldes contra o Senhor e não temais o povo dessa terra, porquanto, como pão, os podemos devorar...” (Números 13:30; 14: 6-9).

III – É CHEGADA A HORA DE RECEBER A HERANÇA

Após quarenta e cinco anos perambulando pelo deserto, sem casa para morar nem conforto algum, em meio à constantes guerras, tanto contra as nações em volta e os inimigos internos – os rebeldes – Calebe se aproxima de Josué e lhe faz esta cobrança: “Agora, pois, dá-me este monte de que o Senhor falou naquele dia, pois, naquele dia, ouviste que lá estavam os enaquins e grandes e fortes cidades; o Senhor porventura, será comigo, para os desapossar, como prometeu” (Josué 14:).

Quarenta e cinco anos são passados desde quando Moisés lhe fez a promessa (14:6;Números 14:24), agora com oitenta e cinco anos, após passar pelo deserto com todo sofrimento este homem não fraquejou mas permaneceu na esperança das promessas de Deus (Tito 1:1,2; Romanos 4:18-20; Josué 21:45).

CONCLUSÃO: Devemos seguir este exemplo de fé. A grande vitória aconteceu na vida de Calebe porque ele foi perseverante perante o Senhor. A Bíblia nos aconselha a sermos perseverantes nas promessas de Deus (Hebreus 10:23).

No capítulo quatorze de Josué foi relatado três vezes sobre a perseverança de Calebe.

1º- “eu, porém, perseverei em seguir o Senhor meu Deus” ( 14:8 );

2º- “pois perseveraste em seguir o Senhor meu Deus” (14:9);

3º- “visto que perseverara em seguir ao Senhor Deus de Israel” (14:14).

Temos em Calebe um grande exemplo de perseverança e um final glorioso. Vejamos o seu testemunho em Josué 14:10-12. Deus cumpriu a promessa.

Jesus disse: “Sereis odiados de todos por causa do meu nome; aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo (Mateus 10:22).

Lição Nº. - 07

VIDA SANTIFICADA

“Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hebreus 12:14).

INTRODUÇÃO: o apóstolo Pedro em sua primeira Epístola, citando a Lei (Levítico 11:44,45 e 19:1), ele escreve: “Pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, porque escrito está: sede santos, porque Eu sou santo” ( I Pedro 1:15,16).

Provavelmente não existe religião que não faça distinção entre o santo e o profano, e na maioria delas, se não em todo o indivíduo religioso é aquele para quem alguma coisa é santa.

Encontramos cerca de 910 vezes, na Bíblia as expressões: santamente, santidade, santificação, santificar, santíssimo, santo e santuário. Todas elas se referem ao sagrado (santo).

As principais palavras bíblicas para santidade são: Qãdhosh e Qodhesh, hebraico (Velho Testamento) e Hagios, grego (Novo Testamento), e significam separação. São aplicadas à separação ou consagração de uma pessoa, coisa, objeto, lugar, etc. para o uso divino, dando a idéia de puro, separação e consagração a Deus.

Assim, quando falamos de vida santificada, ou santo estamos falando de pessoas ou objetos que foram separados para o serviço de Deus ou para adorar e servi-Lo (Salmo100:2; Atos13:1,2; Êxodo 29:8,9; II Crônicas 29:29-31; Atos 6:4;) Exemplo:

a) O altar (Êxodo 29:37);

b) O Tabernáculo e todos os objetos que nele se encontram (Levítico 8:1012);

c) O Templo (II Crônicas 2:4; 7:1-6). Tudo o que é dedicado a Deus é Santo.

I – SANTIFICAÇÃO NO VELHO TESTAMENTO

No Velho Testamento, a santidade é atribuída a lugares, coisas, períodos de tempo e pessoas em virtude de sua conexão com a adoração a Deus, e igualmente ao lugar de adoração ou santuário, também as coisas que houver dentro do santuário empregadas na adoração ao Senhor. Pessoas, sacerdotes, levitas, etc., oficialmente ligados com adoração a Deus. Nessas instâncias, santidade significa uma relação que envolvia separação do uso comum e consagração ao uso sagrado.

a) A santificação é também o relacionamento de Deus como Senhor e Soberano absoluto. O povo é exortado a santificar-se ao Senhor dos Exércitos (Isaias 8:11-13; I Pedro 3:13-15; Romanos 6:8,19, e Deus diz que Ele santificar-se-á a Si mesmo, e será santificado neles ou por eles, isto é, seria reconhecido em Suas reivindicações soberanas. Sua sublimidade será reconhecida por meio da atitude e relações de Seu povo para com Ele.

b) Qualquer coisa ou pessoa santificada é reconhecida como separada tanto por Deus como pelo homem, por exemplo: 1 - O povo (Êxodo 19:14; Joel 2:16). 2- O altar (Êxodo 29:37). 3 – A tenda da congregação (Êxodo 29:44). 4 – Arão, seus filhos e suas vestes (Levítico 8:30). 5 – O Jejum (Joel 1:14). 6 – A casa (Levítico 27:14). 7 – O campo (Levítico 27:16,17). A congregação (Joel 2:16). 9 – Os sacerdotes (Êxodo 28:41).

c) A exortação de Deus que diz: “Sede santos, por que Eu sou santo” (Levítico 11:44,45), exigia uma resposta positiva, moral e espiritual da parte do povo. Uma posição de retidão, pureza e de ódio contra o mal, amorosa preocupação pelo bem-estar dos outros, em obediência à Sua vontade, pois o Santo de Israel estava ativamente atarefado visando o bem de Seu povo ( Êxodo 19:1-6; Salmo 105:1-11,36-45; I Pedro 2:9,10). Poderíamos ler vários outros textos na Bíblia que nos falam do zelo de Deus pelo Seu povo.

d) Os profetas mostraram-se alertas para com os perigos da mera santificação externa, e assim exortaram ao povo que reverenciasse ao Senhor; chegaram até ao ponto de desprezar várias observâncias “santas” externas quando as mesmas não eram acompanhadas pela santidade prática (Isaias 1:1-20; 8:13; 59:1-4; I Samuel 16:7; Malaquias 1:6-14; Marcos 7:1-9).

II - SANTIFICAÇÃO NO NOVO TESTAMENTO

“Serei vosso Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-poderoso”. “Tendo, pois, ó amados, tais promessas, purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne, como do espírito, aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Desus.” (II Coríntios 6:18;7:1) .

Temos o exemplo, Jesus. Ele santifica-se para a Sua obra sacrificial, o Pai o santifica, e Ele ordena aos seus discípulos que santifiquem e considerem com sagrada reverência devotando posição sem igual ao Pai (João 17:19-26; Mateus 6:9). Somos, assim, santificados pela Palavra de Deus e pelo sangue de Jesus (João 17:17; Hebreus 13:11,12; Apocalipse 22:14).

A epístola aos Hebreus forma uma ponte entre os significados externo e interno da santificação. Cristo, através de Seu sacrifício, santifica aos Seus irmãos não apenas no sentido em que são separados, mas também no sentido em que são equipados para a adoração e ao serviço de Deus. Isso Ele fez ao fazer propiciação pelos pecados do povo (Hebreus 2:16-18) e ao limpar suas consciência das obras mortas para servirem a Deus ( Hebreus 9:13,14).

Jesus, “com uma única oferta aperfeiçoou para sempre quantos estão sendo santificados” (Hebreus 10:9-17).

Esta santificação, como já vimos desde o Velho testamento é um sinal, ou seja, a diferença entre os filhos de Deus e as criaturas ( Malaquias3:17,18). Por isso, de acordo com a aliança escolhida por Deus, é um povo santo. “Tu és povo santo ao Senhor teu Deus”. O Senhor teu Deus te escolheu para que lhe fosse o Seu povo próprio de todos os povos que há sobre a terra (Deuteronômio 7:6). Israel é um povo separado - separado para o Senhor – e por isso ele é santo, não por causa de qualquer virtude, mas simplesmente porque foi colocado à parte do restante do mundo. Mas Israel também é chamado para a santidade, para ser um povo consagrado: “Eu sou o Senhor vosso Deus: portanto vós vos consagrareis, e sereis santos, porque Eu sou santo ( Levítico 11:44).

Israel foi o povo santo do Velho Testamento. A Igreja vai alem. Ela é casa para habitação de Deus e, é a noiva de Jesus Cristo (I Pedro 2:5; Efésios 2:19-22; Apocalipse 21:1,2,9-27; Efésios 5:25-27).

O Novo Testamento fala do Deus santo, por tudo o que se diz por Sua graça, amor e santidade.

a) Pai santo (João 14:11).

b) Jesus Cristo, o santo de Deus (Marcos 1:24; João 6:69);

c) O Espírito Santo (Atos 1:5,8).

Em Israel a santidade (consagração) era demonstrada por meio de rituais e sinais externos e já não eram aceitos por Deus em conseqüência da rebeldia do Seu povo (Isaias 1:10-16; Joel 2:12,13). Quanto à Igreja a santidade vem de dentro, ela é formada no caráter do crente em Jesus Cristo, como está escrito: “E assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura: as cousas antigas já passaram; e eis que se fizeram novas” ( II Coríntios 5:17).

O que se descreve em o Novo Testamento é a presença real e ativa do Espírito Santo, que agora atua no homem interior (Romanos 5:5; João 14:16,17; 16:13,14; Atos 1:8; Efésios 3:14-16). Agora a santidade do homem não é mais através de rituais e consagração do exterior, mediante coisas visíveis, como: rasgar as vestes, assentar-se ao chão, colocar terra na cabeça, usos e costumes e tantas outras coisas, mais (Isaias 58:5; Daniel 9:4; Levítico 5:15-18; Jô 2:11-13), mas ter uma consciência santa (II Coríntios 1:12; I Timóteo 1:5,19; 3:9; II Timóteo 1:3; Hebreus 9:’14). Esta nova consciência e descrita como “o ano aceitável do Senhor” (Isaias 61:1-3; Lucas 4:14-21).

O próprio Jesus como Filho de homem viveu uma vida de total santidade, retidão e pureza. Jesus “não cometeu pecado, nem dolo algum se achou em Sua boca” (I Pedro 2:21-24). Como resultado da Sua obra de redenção, os que nEle crêem são declarados justos e entram na verdadeira justiça e santidade. Somos santificados mediante a oferta do corpo de Jesus Cristo (Romanos 5:1; Hebreus 10:10).

Enquanto os homens criam as suas próprias doutrinas, tais como: Boas obras, usos e costumes, aparência de piedade e falsa humildade, práticas que não tem valor perante Deus (Mateus 15:7-9; Marcos 7:7-9; Colossenses 2:20-23; Mateus 6:2-4; Efésios 2:8,9).

A Bíblia nos ensina que a santidade verdadeira está no homem interior. “Porque, no tocante ao homem interior, tenho prazer na lei de Deus” (Salmo 1:1-3; Romanos 7:22; II Coríntios 4:16-18; Efésios 3:14-21; 4:22-24;). É, portanto a ação do Espírito de Deus em nosso próprio espírito que produz santidade não é deixarmos de praticar alguma coisa e praticar outras. Não é uma mudança exterior, uma aparência, e sim, uma vida que irradia Jesus, uma lâmpada a refletir a luz do Senhor (Mateus 5:16; João 8:12; Filipenses 2:15).

CONCLUSÃO: Diante de tantas falsas doutrinas a respeito da santificação, devemos nos apegar mais às verdades ouvidas, vindas da Palavra de Deus (Hebreus 2:1; Tito 1:9; Mateus 24:35).

A santificação é um processo que chamamos de crescimento espiritual (Oséias 6:3; I Coríntios 13:11; Efésios 4:15; II Pedro 3:18). “Agora, porém, libertados do pecado, transformados em servos de Deus, tendes o vosso fruto para a santificação, e por fim a vida eterna” (Romanos 6:22).

Lição nº. 8

VIDA NA GLÓRIA

Aos quais Deus quis dar a conhecer qual seja a riqueza da sua glória deste mistério entre os gentios, isto é, Cristo em vós, a esperança da GLÓRIA”. (Colossenses 1:21)

INTRODUÇÃO: O Vocábulo Gloria, segundo o dicionário Aurélio significa: Fama adquirida por ações extraordinarias, feitos heróicos, grande serviços prestados à humanidade, às letras, às ciências; celebridade, renome, reputação, honra, orgulho, magnificências, brilho, esplendor, prestigio, alegria, superioridade, etc.

Na Bíblia encontramos a palavra Gloria cerca de 390 vezes. Tanto na língua hebraica como na língua grega é um termo que se refere à idéia de peso ou dignidade. É usada a respeito da reputação humana nas riquezas, esplendor, honra e gloria, porem o conceito mais importante é o da gloria de YAHWEH. Ela denota a revelação do ser, da natureza e da presença de Deus para a humanidade. Seu emprego principal é para descrever a revelação do caráter e da presença de Deus na pessoa e na obra de Jesus Cristo. Este é o resplendor da Glória Divina (Hebreus 1:1-3).

I – AGLÓRIA DE DEUS NO VELHO TESTAMENTO

A Gloria do Senhor, o resplendor, a presença de Deus, habitando entre seu povo, é usada pelos rabinos hebraicos em traduções do Velho Testamento, para indicar o próprio Deus em ação. Ainda que a expressão GLORIA DO SENHOR Seja nova (tradução mais recentes), o conceito se encontra em toda Bíblia. Ela acompanha a ação de Deus habitando em seu Santuário (Êxodo 25 :1-9); Entre o seu povo (Êxodo 29:45) e em toda Terra (Isaias 40:4,5; 60:1-3; Ezequiel 1:26-28). Essas e outras passagens cognatas usam a raiz do verbo hebraico shâkhan, habitar, de onde se deriva a palavra que na linguagem teológica (Shekinah) que significa a presença permanente de Deus.

Os termos no hebraico e grego podem ser aplicados à gloria de meros seres humanos (Jacó, Salomão, etc) Gênesis 31:1 e Mateus 6:29, mas percebe-se com clareza quando se refere a Deus. O trovão, o relâmpago, as nuvens e toda natureza podem ser concomitantes (simultaneamente) exemplos externos da glória de Deus (Êxodo 19:16; 24:15-18; Salmo 29:1-11; 97:1-6; 98:5-9). A gloria do Senhor tomou conta do tabernaculo (Êxodo 40:34-38), e aparecia no momento dos sacrifícios (Leviticos 9:6,23). Essas passagens parecem estar todas ligadas com uma Teofania (aparição de Deus aos homens) acompanhada por trovoadas, porém algumas passagens sugerem mais sobre o caráter de Deus (Números 14:20-22). Posteriormente o Templo veio a ser o lugar onde a glória do Senhor se tornou especialmente localizada (I Reis 8:10,11; II Cônicas 7:1-3; Isaias 6:1-3).

II – A GLÓRIA DE DEUS NO NOVO TESTAMENTO

Já vimos em Hebreus 1:3, o resplendor da glória de Deus na pessoa e obra de Jesus Cristo. Esta glória foi contemplada pelos pastores por ocasião do nascimento de Jesus (Lucas 2:8-14) e pelos Seus discípulos durante o Seu ministério terreno (João 1:14; Hebreus 10:19,20).

Esta glória foi demonstrada particularmente em seus sinais (João 2:11), e por ocasião de Sua transfiguração ( Mateus 17:1-8). Isso lembra a subida de Moisés ao monte Sinai (Êxodo 24:15-17) e de Elias ao monte Horebe ( I Reis 19:8).

Agora, porém, Cristo tanto contemplava como refletia a glória divina; mas nenhum Tabernáculo precisava ser erigido, visto que a Palavra de Deus havia armado tenda na carne humana de Jesus (João 1:14; Hebreus 10:19,20), Sua glória será plenamente revelada por ocasião de Sua partida de Jerusalém ( Lucas 9:30,31) e finalmente, na parousia ( Sua volta para buscar a Igreja).

Temos então, três pontos sobre a manifestação de Sua glória.

Primeiro: Momento de preparação para morrer na cruz que é essencialmente a hora da glória (João 7:39; 12:23-28; 13:29-32; 17:5; Hebreus 2:9).

Segundo: Ressurreição. Na ressurreição temos a manifestação da glória de Deus em Jesus Cristo (Lucas 24:25,26; Atos 3:11-15; 7:54-56; Romanos 6:4; I Timóteo 3:16; I Pedro 1:21).

Terceiro: A Parousia. Porém, acima de tudo, tal glória será revelada em toda a sua plenitude por ocasião da parousia, ou aparecimento de Jesus Cristo, vindo em GLÓRIA (Mateus 16:27;19:28;24:30; Lucas 21:25-28).

III – O HOMEM E SUA PARTICIPAÇÃO NESTA GLÓRIA

O homem que foi criado conforme a imagem e semelhança (gloria) de Deus (Coríntios 11:7;Salmo 8:1-9), para manter comunhão com ele, caiu bem abaixo de seu destino ( Romanos 3:23), o qual foi cumprido somente por Jesus Cristo, o segundo Adão ( Romanos 5:12-21; I Coríntios 15:20,21,45-49; Hebreus 2:5-18).

O homem tem a responsabilidade de transmitir esta glória aos que ainda não conhecem a Jesus. A glória de Deus na face de Jesus Cristo, também deve ser vista e refletida pela Sua Igreja (II Coríntios 4:3-6; Filipenses 2:15). É a glória do novo pacto (II Coríntios 3:1-11), e é especialmente compartilhada tanto nesta existência como na existência vindoura, por aqueles que sofrem juntamente com Cristo (I Pedro 4:14; Romanos 8:18).

O objetivo da Igreja na terra é fazer o que está ao seu alcance para que o mundo reconheça a glória que pertence a Deus, a qual é vista em Seus feitos (obras) (Romanos 15:9-11; Atos 4:21); em Seus discípulos ( I Coríntios 6:20), e, acima de tudo, em Seu Filho Jesus, o Senhor da glória ( Romanos 16:25-27).

CONCLUSÃO: O apóstolo Paulo falando sobre a sublimidade do amor, nos alerta quanto ao crescimento espiritual dizendo: “Porque em parte conhecemos, quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino; quando cheguei a ser homem, desisti das coisas próprias de menino.” (I Coríntios 13:9-12; II Coríntios 3:18).

Jesus veio ao mundo para salvar o homem, que havia pecado e perdido a imagem e glória de Deus e restaura-la (Salmo 14:7; 80:3; 126:1-3; Isaias 49:8-10; Jeremias 33:11; Lucas 2:10,11,28-32; 19:10; I Pedro 1:8-11; Romanos 5:1,2).

“Tu és digno, Senhor e Deus nosso, de receber a glória, a honra e o poder, por que todas as coisas Tu criaste, sim, por causa da Tua vontade vieram a existir e foram criadas.” “Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós.” “Ora, aquele que é poderoso para vos guardar de tropeços e para vos apresentar com exultação, imaculados diante da Sua glória; ao único Deus, nosso Salvador mediante Jesus Cristo, Senhor nosso, glória, majestade, império e soberania, antes de todas as eras, e agora, e por todos os séculos, amem.” “E constituiu reino, sacerdotes para o Seu Deus e Pai, a Ele a glória e o domínio pelos séculos dos séculos, amem.” (Apocalipse 4:11; Romanos 8:18; Judas 1:24,25; Apocalipse 1:6).

Nenhum comentário: