sexta-feira, 12 de agosto de 2011

O QUE ACONTECEU COM O CÉU?

O QUE ACONTECEU COM O CÉU?
Em uma pesquisa feita nos Estados Unidos anos atrás, 66 % da população em geral disse “acreditar em um céu onde as pessoas que levaram vidas corretas seriam eternamente recompensadas”.
Nessa mesma pesquisa, uma outra pergunta foi feita: “Como você descreveria suas próprias chances de ir para o céu?” Entre as denominações evangélicas, somente 26% dos batistas, 20% dos luteranos e 16% dos metodistas pensavam que as suas chances de chegarem ao céu eram excelentes.
Por que será que a pesquisa acusou este índice tão baixo de certeza em ir para o céu? Se houvesse no Brasil uma pesquisa do mesmo tipo, qual seria o resultado? Seria diferente do ocorrido nos EUA? Seria estatisticamente semelhante?
O que você pensa sobre o céu? Qual a sua perspectiva a respeito do céu? Será que, nesses mais de dois mil anos de fé cristã, alguma coisa alterou-se com relação ao céu? Ou é o ser humano que tem mudado?
Atualmente em nossas igrejas muito pouco se fala sobre o céu. Estudos, pregações, músicas, poesias, debates, dramatizações, conversas relativas ao céu... você tem visto e ouvido sobre esse tema? Parece que o céu tem sido deixado de lado por aqueles que, na verdade, deveriam estar enfatizando a respeito dele.
É provável que existam algumas razões causadoras desse quase silêncio a respeito do céu. Uma delas deve ser a associação com a morte. Parece que, inconscientemente, relacionamos o céu com a morte. Assim, quando refletimos sobre o céu, invariavelmente acabamos pensando na morte; e quase ninguém gosta de ficar falando a respeito da morte... Uma outra razão desse provável desinteresse talvez seja a escassez de informações disponíveis sobre o céu. Em grande parte, aqueles que escrevem e cantam a respeito do céu acabam exercitando a imaginação, tentando então descrever aquilo que o céu poderá ser.
Um compositor evangélico brasileiro expressou assim a sua visão do céu: “Há de ter um lugar, onde o tempo há de parar. / Onde a paz se faz real e o irreal não haverá mais. / Eu não sei, mas Deus o diz e eu não posso duvidar / Mesmo que não possa imaginar, espero o dia, sim espero...”
Outro poeta evangélico escreveu sobre o céu: “Oh, meu Senhor eu quero ir / Mesmo sem ter como entender / Ser eternal, pra sempre viver... / O que é morar no céu, o que é ter perfeição... / Meu Deus, não sei o que é sentir e poder voar... / Meu Deus o que será, alguém ressuscitar / E ver a morte e vencer. / Oh, meu Senhor, só pela fé simularei tais sensações...”

CÉU, UM LAR
Existem poucas informações, mas a Bíblia mostra algumas idéias sobre o céu. Uma delas, fala do céu como um lar. O céu não é somente um lugar, pois a Bíblia mostra que o céu será um lar. A Palavra de Deus ensina que aqueles que conhecem a Cristo tornam-se cidadãos do céu (Sl 15). Tornamo-nos cidadãos dos céus por causa do que Cristo realizou na cruz. E neste mundo, com todas as suas forças hostis aos cristãos, somos como forasteiros, exilados e distantes da pátria.
O texto de Hebreus 11.13 – “Todos estes morreram na fé ... confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra”, é um dos trechos bíblicos que trata a respeito do céu como um lar. Outra passagem é 1Pedro 2.11a – “Amados, peço-vos como a peregrinos e forasteiros...”. E existe ainda um outro texto bíblico, que se encontra em João14.2a – “Na casa de meu Pai há muitas moradas...”. Temporariamente somos cidadãos terrenos; nossa verdadeira pátria – porém – nosso verdadeiro lar encontra-se no céu!

O QUE HAVERÁ E NÃO HAVERÁ NO CÉU?
Não é possível descrever adequadamente tudo o que será o céu. Mas pode-se imaginar algumas realidades que existem aqui neste mundo e que lá não haverão. No céu não haverá qualquer tipo de discriminação – racial, social, étnica, cultural etc. Não existirá também nenhum tipo de pobreza e de miséria; no céu não haverá guerras, contendas, desavenças e nenhum tipo de desentendimento. No céu não existirão policiais e nem militares, pois não haverá ali nenhum trabalho para eles.
No céu não haverá dor, nem doenças, nem qualquer tipo de sofrimento físico; também não existirão sofrimentos emocionais – medo, depressão, traumas, tristezas, culpa, fracasso etc. Por tudo isso, no céu não existirão hospitais, nem psicólogos e nem psiquiatras.
Mas o céu será um lugar de atividade e serviço! Ninguém chegará ali e ficará sem nada para fazer! A Bíblia afirma que os habitantes do céu estarão em atividades. Em Apocalipse 22.3b temos uma confirmação disso – “Nela, estará o trono de Deus e do Cordeiro. Os seus servos O servirão.” Nós, aqueles que seremos os servos de Deus, iremos servir a Deus e a Jesus Cristo – e isto será atividade!
O céu será também um lugar onde todos os mistérios serão desvendados. Por que tivemos tanto sofrimento aqui? Por que nossos entes queridos nos foram tirados em determinado momento da vida? Iremos também entender o complicado problema do mal. O texto de 1Coríntios 13.12b assevera: “Agora conheço em parte, então conhecerei como também sou conhecido”. Assim será quando estivermos no céu – conheceremos tudo completamente, sem nenhum tipo de limitação.

ABORDANDO SOBRE O CÉU
Como Deus nos fala sobre o céu? Através da Bíblia, a Sua Palavra. Um texto que já citamos acima, João 14.2, Jesus faz referência ao céu como a morada definitiva para todos os que crerem nEle. Quando estava na cruz Jesus declarou para Dimas, o chamado “bom ladrão”: “Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso” (Lc 23.43). O “paraíso” a que Jesus está se referindo aqui é o céu.
Deus também fala sobre o céu por meio da natureza, Sua criação. Quando o Senhor criou os céus e a terra, concedeu-nos o universo mais incrível e extraordinariamente complexo; espetacularmente belo e meticulosamente ordenado. No Salmo 19, no primeiro versículo, o salmista dá louvor ao Senhor, quando diz: “Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos”.

CONCLUSÃO
Na verdade, o céu não mudou em nada; ele já está preparado para nós desde o início dos séculos. Portanto, tudo o que dissermos e imaginarmos sobre o céu, ainda será uma pálida imagem da realidade que lá iremos viver! Devemos aguardar esse maravilhoso dia, quando então seremos entronizados com Cristo no céu e para sempre viveremos!

(publicado em O Jornal Batista)
Por: Pastor Paulo Pancote (publicado no Jornal Batista)

Nenhum comentário: